Texto: Erika Zanon
Saúde mental é um tema cada vez mais presente na rotina do mundo corporativo. Os motivos são muitos. É na empresa que as pessoas passam boa parte do dia, se relacionam pessoal e profissionalmente, se desenvolvem, dedicam-se a projetos, entre outras coisas. É também nesse lugar de convívio social que muitas têm adoecido, ficado mais ansiosas, deprimidas, desenvolvido Síndrome de Burnout e outros transtornos mentais.
Pesquisa aponta que 32% por cento dos trabalhadores brasileiros têm sintomas moderados /graves de ansiedade. Outros 9,8% têm sintomas severos. Em relação à depressão, 22% das pessoas têm sintomas moderados, 36% moderados/graves e 31% dos trabalhadores têm sintomas severos da doença. Esses números fazem parte do report da Zenklub, apresentado esse mês, sobre a saúde mental e o bem-estar do trabalhador brasileiro.
O levantamento ouviu cerca de 600 mil profissionais, de mais de 300 empresas, de 16 segmentos.
Qual o impacto dos transtornos mentais na vida das empresas?
Para além do cenário preocupante, os números desse estudo são importantes porque reforçam a necessidade de olharmos para a saúde mental dentro das organizações. Olhar, ter clareza, mapear, reconhecer que esse problema existe é o caminho para cuidar e encontrar soluções.
O custo de ignorar essa realidade é muito alto. Estima-se, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, que 12 bilhões de dias de trabalho sejam perdidos por ano no mundo por causa de transtornos de ansiedade e depressão. Custando cerca de 1 trilhão de dólares para o bolso das corporações.
O que fazer?
Na outra ponta, a sustentabilidade de um negócio passa por saber investir recursos e cuidar da saúde mental dos funcionários. O melhor caminho é o cuidado, começando pela prevenção, que custa menos. Mas é fundamental e urgente investir em ações para tratar e remediar o problema quando ele já está instalado.
Há muito o que fazer e estamos em um momento oportuno em que as empresas estão começando a prestar mais atenção na saúde mental de quem contribui para o negócio acontecer: os colaboradores.
Como prevenir?
Se um caminho é a prevenção, como fazer isso? Existem hoje várias possibilidades para levar mais atenção, autocuidado, bem-estar e cuidados de saúde mental no geral para os colaboradores. Uma delas é o Mindfulness.
Uma ferramenta que contribui para o autoconhecimento e desenvolvimento de saúde emocional, autopercepção, foco, atenção, mais produtividade e outros benefícios.
Por meio de palestras, workshops, treinamentos é possível apresentar os benefícios das práticas de mindfulness e promover mais saúde para os colaboradores.
E a pergunta que precisa ser feita: O que a sua empresa tem feito nesse sentido? Como anda a saúde mental na sua organização?
Quer levar mais saúde mental para sua empresa? Saiba mais aqui!